Páginas

sexta-feira, outubro 01, 2010

#Sobre Saudades

Saudades. O que é esse sentimento? Ou seria uma palavra? Como defina-la, um sentimento que apenas duas línguas do mundo possuem uma palavra para definir. O romeno e o português. Eu já passei alguns muitos minutos da minha vida pensando sobre isso. A conclusão que eu cheguei é a de que a saudades pode ter diversos significados. Tudo depende de quem e do que.

Para mim a saudades passou a funcionar mais no sentido do sentir falta que é usado no inglês (to miss...), ela se aplica a pessoas , a coisas, sendo essas materiais ou não. Porque sim, eu acredito que se pode sentir falta de idéias com acento mesmo e ideais. Mas o enfoque que eu vou dar a saudades é ao de sentir falta de pessoas.

Podemos sentir saudades de qualquer um. Daquele amigo que perdemos contato por algum motivo, da pessoa amada que foi viajar. De um familiar que não vemos faz tempo. E até mesmo de alguém que vemos todo dia. Eu não definiria a saudades como uma necessidade física, mas sim espiritual. Existem pessoas com as quais falamos todo dia, mas que mesmo com toda essa presença física ainda sentimos falta de um contato maior, mais profundo, de uma conversa e compreensão maiores. Acredito que o que realmente deixe saudades é esse contato, essa conversa e essa compreensão.

Já que esse post não está caminhando em direção ao que eu gostaria que ele estivesse eu vou fazer uma intervenção e postar uma outra coisa que escrevi sobre saudades, uma coisa que escrevi a pouco menos de 2 anos atrás (18/10/08):

“Saudade é sentir falta do outro
é chorar por algo que você teve e não tem mais
é sentir que um pedaço de você está faltando
é sabe que algumas coisas não tem mais volta
é sentir que as coisas estão mudando sem você


Saudade é a vontade de trazer de volta aquilo que você mais amou
ter saudade é sentir falta...
e sentir falta é saber que uma coisa era importante pra você...
e saber que se era importante também tinha importância...
e se tinha importância é porque também está sendo lembrado...
e se está sendo lembrado é porque alguém sente falta...
e se alguém sente sua falta, alguém sente saudades.

Ter saudades é lembrar do passado
e lembrar do passado é lembrar de velhas amizades
de velhos momentos, sendo esses bons ou ruins
dos arrependimentos
é lembrar de tudo que passou.
Ter saudades é lembrar da vida.”

Repara-se que briso desde sempre. Esse texto aí de cima foi escrito durante o meu intercâmbio. Eu estava morrendo de saudades dos meus amigos e tudo que consegui escrever foi isso. Acho que eu nunca fui muito boa em definir sentimentos. Acho que ainda não sou. Ou talvez seja o momento. Última tentativa e depois desistência, porque obviamente falando esse não está sendo um post decente.


Devido a minha inabilidade de me abstrair de um assunto pra escrever sobre ele eu resolvi finalmente me inserir no assunto e portanto falar sobre o que eu sinto saudades.

Eu sinto saudades de uma coisa que eu nunca tive. Eu sinto saudades de ter uma relação de irmão com alguém. Eu nunca tive ela com meu irmão, e as poucas vezes em que tive ela com amigos a perdi. Gradualmente o tempo e o espaço foram me afastando de todas as minhas 'irmãs'. Eu queria poder dizer pra toda e cada uma delas (3) que eu ainda me importo com elas, que eu procuro saber se elas estão bem ou não, que eu me preocupo quando sei que algo não está tão bem assim. Que eu faria qualquer coisa pra ajudar mesmo sabendo que vocês não precisam mais da minha ajuda. Que vocês cresceram.

Eu sinto saudades de poder abraçar vocês todo dia e ser abraçada de volta. De compreender com um olhar e não com palavras. De saber a coisa certa a se dizer ou não dizer. É, talvez o contato físico faça parte da saudade...Mas enfim. Eu sinto falta disso, sinto falta de muitas outras coisas, mas ao menos posso dizer que me sinto orgulhosa de saber que vocês estão se tornando mulheres independentes e fortes e agora passo a sentir saudades dos tempos em que ainda eramos crianças.

Minha nova conclusão sobre saudades: ela é ciclica. Podemos estar felizes com o agora, mas acho que sempre sentiremos falta daquilo que um dia já foi nosso cotidiano. Não é um arrependimento. É saudades do que foi e era bom e que agora não volta mais. É também o saber de que algo novo virá e que um dia sentiremos saudades desse presente. A saudade é cíclica. A saudade é como a vida. Ela é cíclica, mas fazemos vários de seu ciclos enquanto vivemos nosso 'único' ciclo da vida.

* assunto do post escolhido em nome da 'menina de sáb' que está com saudades de alguém importante pra ela :]
* estou aceitando sugestões de assuntos para posts.
Fui :*

10 comentários:

  1. Passando o tempo sem rimas

    Nas incongruências do tempo
    Espaço sideral liberto
    Lembranças vagam
    Misturadas numa
    Mente viajante.
    Astronauta - não de mármore
    Viajante intergaláctico
    Que longe está
    E pensa:
    Não me esqueças.
    E suspira
    E sussurra...
    Que saudade!
    Que saudade"
    Que saudade!

    ResponderExcluir
  2. Post fofo e verdadeiro, a "menina de sábado" agradece ;)

    *

    ResponderExcluir
  3. "Também é saudade quando você entrar em casa e a cadeira em que ele sentava vai estar vazia, que a cama vai estar sempre arrumada, que você faz de tudo pra esquecer a data de aniversário, o cheiro único da pele, o sorriso, o som da voz. Aos poucos você percebe como a casa vai ficando silenciosa, como a vida vai ficando silenciosa e que, aquela pessoa de que às vezes você reclamava, faz mais falta pra você do que imaginava".

    Lalá

    ResponderExcluir
  4. Nossa, chorei aqui... de verdade! Lembrei dos tempos de infância, da época em que minha família era família mesmo... Várias coisas.

    O post ficou ótimo, acho que eu precisava ler algo assim... chorei, mas aqueceu meu coração =]

    bjos

    ResponderExcluir
  5. nossa, ao contrário, Rê, achei esse um dos seus posts mais "focados", mesmo não sendo essa a palavra. tipo, falou bem do assunto. enfim, me identifico com muito daí (óbvio, mas, digo, no momento). :]

    ResponderExcluir
  6. Parabéns o post ficou ótimo...gostei!

    Ey faz filosofia gata, acho q cai bem p vc !


    Bjus, continue na atividade.

    ResponderExcluir
  7. fez mais uma pessoa chorar! ='D

    esse tipo de assunto mexe mto comigo, já que na situação em que vivo sou OBRIGADA a ter saudades de muitas coisas! :~~

    amei o post e confesso que até pensei que o texto se encaixaria perefitamente na dinâmica do meu blog! FATO

    beijos amorZÃO :*

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, um dos melhores que li. Mais intenso que mexeu com os meus sentimentos mais profundos.

    "Eu sinto saudades de uma coisa que eu nunca tive. Eu sinto saudades de ter uma relação de irmão com alguém."

    ResponderExcluir
  9. oi re!

    definir sentimentos? isso é necessário?

    não. não é. você não consegue, porque ninguém consegue.

    é... algo forte demais.

    ...
    eu tava lendo seu post com a porta do meu quarto aberta. e minha mãe tava com a tv ligada vendo um filme. e estava tocando Halleluya. eu quase chorei. quase xD

    eu ainda tenho "irmãs", porque me esforcei pra manter um vínculo. muitos se desfizeram, mas outros se manteram, e virão mais alguns.

    é uma questão de confiar em quem te quer bem
    (se falo de mim? depende de você, fofa ^^)

    e...
    você fala de saudade e eu ouço nostalgia. vc sente os momentos passado como algo bom que já foi. vc não quer que isso volte para o hoje, porque hoje é outro momento.
    eu tenho saudades do colegial, mas isso não quer dizer que quero ele agora. minha situação é outra, e eu mudei.

    você mudou. hoje você não é você de amanhã.
    e tudo vai estar pratrás em algum momento, mas isso não quer dizer que acabaram. sacas?

    em sites de mangá, minha assinatura em posts era: "Não chores pelos bons momentos terem passado. Sorrias por eles terem acontecido."

    beijos e fique bem.

    ResponderExcluir
  10. Vou te dar um abraço quando te ver da próxima vez, Re.
    Daqueles bem apertados que eu te dava desde o primeiro ano.

    ResponderExcluir