Páginas

quarta-feira, setembro 22, 2010

"Preconceito que veio do início"

Esse é o primeiro de muitos de alguns posts que eu pretendo fazer com textos meus, especialmente dissertações, porque em ano de vestibular acho que não se escreve outra coisa... Enfim, sintam-se a vontade para me dar notas, dicas e comentários do que mudariam na redação. Assim como para roubar minhas idéias para seus textos. É, acho que é isso. Boa sorte haha.

"Até meados do século XX, a mulher tinha pouquissímos direitos na sociedade, e muitas obrigações, porém com o passar do tempo essa situação foi mudando e as mulheres foram conquistando alguns direitos. Isso aconteceu devido ao esforço de algumas poucas e corajosas mulheres. A importância mudou tanto que em uma pesquisa feita recentemente as mulheres foram consideradas de mais confiança e maior competência que os homens para ocupar cargos públicos. Todavia, sua presença nessa área é de apenas sete por cento, o restante sendo de ocupação masculina. Por que, mesmo após tanto esforço para uma mudança, isso ainda acontece?

A situação da mulher pode até ter mudado durante o último século, porém o pensamento machista e patriarcal da sociedade não o fizeram. Existem muitas posições em que até mesmo as mulheres não se enxergam trabalhando. Entre esses casos é possível falar na política: muitas mulheres, quando questionadas, dizem que além de não se interessarem por política acham que ela é 'coisa de homem'.

Isso acontece porque desde que o homem é homem a mulher é colocada numa posição de menor importância. Isso pode ser verificado por exemplo na bíblia, no relato da Gênese, quem entra em contato com o 'mal' e corrompe o mal é a mulher. Outro exemplo, este histórico: podemos pensar na grécia antiga e no surgimento da democracia, onde os cargos e discussões políticas só podiam ser exercidos por cidadãos, sendo estes apenas homens (gregos, com posse de terras e idade suficiente).

Apesar de a mulher ter avançado, durante o último século, em direção a uma igualdade entre os sexos, ainda existem muitas coisas a serem mudadas e muitos preconceitos a serem vencidos. Preconceitos esses que são tão antigos quanto a própria sociedade o é. E que por conseqüência devem ser mudados assim como todo o resto mudou."

E aí, o que acham? (além de que falta conclusão). As idéias tão mais organizadas do que nos meus posts normais não? haha. Deixa eu parar antes que confunda tudo de novo.
Fui :*

5 comentários:

  1. sinceramente, não vejo nada que deva ser mudado!
    perfeitamente claro! vc tem futuro! =)

    s2

    ResponderExcluir
  2. Vou ser chata tá?
    1- A tradição judaico-cristã a biblia e blábláblá são o que geram as idéias patriarcais e machistas posteriormente. Eu falaria colocaria esse preconceito historico antes de dizer que ele dura até hoje.
    A parte de "a política é coisa de homem" foi inconsistente. Talvez você possa afirmar isso pelo número de mulheres em cargos públicos, mas você num pode afirmar esse desinteresse assim. Pô até a mulherpêra se interessa!

    Por último só pra pensar: A mulher não pode buscar igualdade se vendo diferente do homem. Muitas vezes isso é feito. Tipo as defesas feministas já partem de uma desigualdade pra conseguirem se afirmar.
    Não sei o que fazer quanto a isso, mas acho que lentamente as coisas estão melhorando. Digo, na minha vida nunca sofri preconceito por ser mulher e também nunca ouvi ninguém reclamando disso, mas enfim... Acho que ainda precisamos melhorar claro

    ResponderExcluir
  3. honey... só cuida com a repetição de palavras.

    "Até meados do século XX, a mulher tinha pouquissímos DIREITOS na sociedade, e muitas obrigações, porém com o passar do tempo essa situação foi mudando e as mulheres foram conquistando alguns DIREITOS."


    "quem entra em contato com o 'MAL' e corrompe o MAL é a mulher"


    tem que fazer cruzadinha pra aumentar teu vocabulário hahaha

    no geral tah bom ^^

    mas tu não saiu do lugar comum néam? hehe

    [me sinto uma carrasca apontando teus "erros" na redação sendo que alguns deles eu mesmo cometo]

    ResponderExcluir
  4. apesar dos errinhos q as meninas comentaram, acho que você escreve bem ^^

    E sim, eu AINDA fumo ¬¬

    Obrigada por comentar ;)

    bjão

    ResponderExcluir
  5. zakinha: brigada amor, mas tem erros, muitos :x

    ana julia: claro que pode, com críticas que a gente melhora. e o argumento da mulherpêra me ganhou completamente :p
    eu já sofri, mas provavelmente porque minha família é super machista, mas concordo com você, as coisas estão gradualmente melhorando :]

    bru: tomarei cuidado, brigada pela dica e eu sei :x mas o lugar comum é o melhor pra tirar notas suficientes haha. dependendo do assunto eu consigo dar umas viajadas melhores. e não se sinta uma carrasca, é o mesmo que eu disse pra Ana Julia, críticas ajudam a gente a crescer

    Lih: brigada e nada contra vc fumar :p eu também fumo haha

    e desculpa pela demora pra responder :x

    ResponderExcluir