Páginas

terça-feira, dezembro 14, 2010

Sobre escolher faculdades

Toda vez que eu sentava a bunda na cadeira/cama abria o blogger e começava a pensar no que escrever acontecia alguma coisa que me distraia e eu acabava esquecendo o que ia escrever e por conseqüência desistindo. Eu ando muito desatenta esses dias, mais desatenta do que o normal... E hoje estou confusa, quase tão confusa quanto estava ontem.

Eu tinha quase certeza que não tinha passado pra 2a fase da FUVEST, mas eu passei e isso me tirou muito dos eixos. Minha vida já estava meio que planejada com o fato deu não ter passado. O fato deu ter passado muda tudo, muda as decisões que eu vou ter que tomar. As considerações que eu vou ter que fazer em relação ao meu futuro e muitas outras coisas. Ter que decidir faculdade é um saco. Tipo um saco enorme, principalmente que devido ao fato da minha faculdade dos sonhos ser uma faculdade particular e dos meus pais não serem as pessoas mais legais do mundo eu nunca posso me esquecer da possibilidade daquela coisinha chamada chantagem.... Explicando melhor: se eu hipoteticamente falando estiver namorando uma menina e eles descobrirem isso eu morro de medo deles virarem e falarem "eu vou parar de pagar sua faculdade se você não terminar com essa menina já".

Enfim, eu to confusa, muito confusa e eu não sei o que decidir a respeito das faculdades. Eu sei que não querer fazer uma faculdade simplesmente porque meu irmão está nela é uma coisa ridícula, mas eu tenho um relacionamento bem complicado com a minha família e especialmente com o meu irmão, principalmente em termos de comparação e eu também sei que "definir" o meu futuro por uma coisa assim também é tosco, mas honestamente? Eu não acho que uma faculdade defina um profissional. Por mais que eu sempre caia na nóia dos esteriótipos das faculdades eu acho que quem faz o profissional é o esforço das pessoas e o quanto elas aprenderam com suas experiências.

E não é que eu não queira USP, mas ela simplesmente não é minha primeira opção E não porra, não é porque "tem gente pobre na usp"  que eu não quero USP, eu fico PUTA com quem vira pra mim e pergunta isso! A minha primeira opção simplesmente é outra e eu tenho meus motivos pra querer essa outra. Entre eles ficar longe do meu irmão, assim como mais oportunidades de me desvencilhar dos meus pais mais rapidamente quando me formar e também em termos profissionais; na área que eu pretendo seguir carreira a faculdade que eu quero é melhor do que a usp e dentro dela eu conseguiria construir um "networking" (blarg) muito melhor pro meu futuro profissional.

Enfim, desculpem o sumisso. Vou tentar sumir menos. E prometo continuar logo a história da minha saída do armário [1] e [2] que já ficaram alguns meses para trás.

6 comentários:

  1. Escolher faculdade é um saco pra todo mundo e cada um tem seus motivos pra escolher uma ou outra, acho que todos são válidos, depende da pessoa, ué...
    Mas relaxa, continua estudando e fazendo suas provas e deixa pra pensar nisso mais tarde quando vc realmente tiver que decidir :)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Segunda ou terceira vez aqui.
    Só descobrir o que queria fazer da minha vida quando competei 24 anos. antes disso sempre tive vislumbres, mas nada era real. A Faculdade na verdade nunca me importou muito. Principalmente porque se fosse particular (e é) eu já trabalhava e poderia pagar! Pense se você começar a trbalha, voc~e terá um maior poder de decisão sobre sua vida.
    Agora, Não li os post antigos não todos, mas, você já tentou em estabelecer uma relação mais amistosa com seus pais. Tentar fazer alguns sacrificios de, por exemplo fazer programas com eles, que eles jugam importantes, só pra extreitar os laços? As vezes dá certo. E é tão bom ter familia, pq no final de tudo é com eles que a gente conta. Amigo é bom! Namorada (o) é bom também e ótimos companheiros, mas a única coisa que é pra toda a vida, é a familia. Posso parecer clicher, mas acerdito mesmo nisso!
    Beijo. Espero convesar com vc mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Sabe, minha melhor amiga tinha isso com o irmão e alguns familiares dela.Metade da família tinha feito adm na puc, e era esperado que ela fizesse tb...E ela não parou muito p pensar nisso. Daí entrou. Daí foi extrema/e infeliz. Daí saiu (acho q no meio do segundo ano, n lembro) e fez psicologia na Unesp, em assis, a mtos quilometros de sampa. E hje se não é plena, está correndo atrás disso, mas ao menos está feliz com SUA escolha, não com a escolha dos outros.
    Quanto a chantagem...BAixo isso.Vc acha que a coisa rola nesse nível?
    Pode ser blefe, tb.
    Pq, convenhamos, eles podem até deixar de pagar, mas duvido...PQ é responsabilidade deles, entende?Diferente de deixarem de pagar uma academia, ou a banda larga, sei lá.
    Mas depender dos outros é um cú.
    Só que (eu pelo menos nunca fui assim) você não pode deixar de ser você, abrir mão de coisas da sua personalidade, apenas em prol dos outros, do gosto dos outros.
    Há que ter bom senso ... Faz mal?Faz mal para alguém?É ilegal? Então, por favor...Sejamos felizes.
    Pq família, como a colega disse, é fundamental, mas ... quem vai te devolver os anos vividos longe do que vc acredita?
    Ás vezes temos que bater o pé.
    Ao contrário do senso comunm...Nem sempre os pais sabem exatamente o melhor para seus filhos...Pq projetam em nós sonhos próprios, frustações etc.Coisas que gostariam de ter feito, não fizeram, mas que não necessariamente são boas para nós...
    Essa fase é punk, mas passa.
    E nada é definitivo, sempre dá para dar um passinho para trás, não se esqueça...
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi ...
    Meu nome é Fernanda mesmo! Citei Penélope me referindo a Penélope Charmosa, um personagem de não qual desenho (acho q rinha o msm nome) que só usava rosa!
    Quanto a voar...Era no sentido literal mesmo, sau doidinha!
    Bom findi para nós!
    besos

    ResponderExcluir
  5. Os tribunais no Estado de São Paulo têm decidido que os pais são obrigados a arcar com os custos da educação dos filhos até eles completarem 24 anos de idade. Na pior das hipóteses, você entra com uma ação. A Defensoria Pública do Estado de São Paulo fornece esse serviço gratuitamente, basta se dirigir ao fórum mais próximo da sua residência.

    Um conselho de quem passou pelo mesmo problema que você nessa fase da vida: FAÇA A FACULDADE QUE VOCÊ DESEJA. Mais pra frente você vai estagiar e ser capaz até de pagá-la sozinha. Faculdades particulares sempre dão ótimas opções de parcelamento para não perder alunos. Você não vai ser obrigada a trancar.

    ResponderExcluir
  6. flora: quanto mais cedo eu decidir mais fácil é deu saber o que fazer, e eu nao tenho estudado muito a um certo tempo, acho que agora não adianta mais chorar pelo leite derramado

    Leiliane: bem vinda ao blog, a respeito de trabalhar e poder pagar a faculdade essa não é uma opção para mim porque a faculdade que eu quero fazer é integral e ela é muito cara e a respeito de estreitar os laços com os meus pais... bom, eu até já pensei nisso, mas eu não sei se vale a pena, não acho que eles são o tipo de pessoa com a qual eu quero manter laços muito estreitos, não mais do que o necessário. e eu entendo isso de voce dizer que família é o que fica para a vida inteira, porém eu ja fui abandonada pela minha. a unica pessoa que eu realmente posso confiar sou eu mesma, eu nunca vou conseguir me abandonar por mais que eu queira...

    fê: eu falei pra ele desse meu medo da chantagem domingo e ele perguntou se alguma vez na vida ele ja tinha feito algo do genero, eu nao acho que ele faria isso, porém emoçoes exageradas podem levar a atitutes desesperadas. e brigada pelas palavras de carinho e por ter passado aqui :]

    nanda: legal isso, parece ser um hobby (ou talvez profissão) interessante (e liberdador), quando conseguir sair pra voar de novo avisa :D

    p.june: acho que eu estou conseguindo convencer eles de que a faculdade que eu quero é a melhor para a área que eu quero, mas obrigada pela dica de qualquer jeito

    ResponderExcluir